Será que é possível vender no Instagram com poucos seguidores? Ou será que este é um mérito apenas de quem já tem um público grande e um alcance surpreendente?
Vender no Instagram é o desejo de muitos empreendedores que resolvem expor o seu negócio e os seus produtos na plataforma.
Porém, muitos deles acreditam que não é possível vender no Instagram com poucos seguidores. Se você acredita que o lucro na plataforma é apenas “para os grandes”, leia este artigo até o final.
Inegavelmente um perfil com muitos seguidores tende a vender mais, afinal quanto mais pessoas “circulam” através dos posts e ofertas, mais vendas acontecem.
Contudo, neste post eu não quero falar sobre volume de vendas e sim sobre vendas, e te ajudar a entender como vender no Instagram no automático.
Antes de mencionar as práticas ideais para que estas vendas aconteçam mais facilmente, eu preciso te lembrar que todos os perfis até mesmo os maiores atualmente começaram com 0 seguidores.
Assim sendo, se você está começando agora, lembre-se de que o seu número atual, é só um estágio, e com o trabalho correto você vai alcançar o desejado crescimento.
Agora vamos ver o que você pode fazer para realizar vendas mesmo tendo poucos seguidores:
1- Identidade visual
Em primeiro lugar, para o seu trabalho transmitir profissionalismo e confiança mesmo sendo um perfil novo, você deve ter uma identidade visual definida.
Defina uma paleta de cores, bem como um modelo de feed para o seu trabalho e siga este modelo.
Crie posts e imagens com designs bem elaborados, para que quem chegue até o seu perfil, logo perceba que trata-se de um perfil profissional.
+ Recomendado: Identidade visual – Como definir uma paleta de cores
2- Conteúdo
Certamente, de nada adianta criar uma boa imagem se o conteúdo que acompanha a foto não for bom.
Dessa maneira, preocupe-se em criar bons posts. Posts que agreguem valor e se conectem com os seus seguidores.
Bons posts garantem um bom engajamento e por consequência o crescimento do perfil.
Afinal, as pessoas tendem a compartilhar o que gostam umas com as outras e, além disso, o próprio Instagram ao perceber o seu engajamento, passa a indicar o seu perfil para novos seguidores.
3- Frequência
De fato, este é um dos itens mais complicados de serem cumpridos. Mas sem ele, dificilmente as suas vendas irão acontecer.
As pessoas são abarrotadas de informações a cada minuto que entram em uma rede social, dessa maneira você deve se fazer presente na vida delas.
Desse modo, os seus posts devem ser frequentes. No inicio tente ser presente pelo menos duas vezes por dia ou pelo menos uma vez ao dia.
Isto vai fazer com que a sua marca seja “fixada” na mente das pessoas e você vai se tornando uma referência para elas.
+ Leia também: Como planejar o feed do Instagram em 7 passos
4- Relacionamento
Sem dúvida, uma rede social é uma rede de relacionamento.
Dessa forma, todos os seus passos dentro desta rede social devem ter o intuito de construir relacionamento com o seu seguidor.
Pessoas se conectam com pessoas e compram com pessoas, por este motivo todos os seus posts devem ser humanizados e buscar construir um relacionamento com o seu público.
Ademais, um recurso que deve ser utilizado sem limites para construir este relacionamento, são os stories.
Uma ferramenta do Instagram, que permite mais informalidade no conteúdo e por consequência mais proximidade com quem assiste.
5- Qualidade
Com toda a certeza este é o item fundamental para realizar vendas no Instagram com pouco seguidores: a qualidade.
Eu não quero dizer que você precisa ter apenas fotos perfeitas, mas sim, qualidade em todas as suas ações dentro da plataforma.
Construir um bom feed, uma bio atrativa, estar presente nos stories, responder cada comentário, dúvida, mensagem no privado com qualidade.
Mesmo que seja um comentário por dia, responda com atenção. Mesmo que apenas uma pessoa estiver assistindo os seus stories, dê o seu melhor.
Esta única mensagem, ou esta única visualização pode ser a sua venda, dessa maneira faça tudo o que tem que ser feito como se estivesse expondo o seu trabalho para 1 milhão de pessoas.
O seguidor que estiver interessado no seu conteúdo, decerto não irá se preocupar com a quantidade de seguidores que você tem, mas sim, com a confiança e profissionalismo que o seu trabalho transmite.
Espero que este post tenha te ajudado, comenta aqui embaixo o que você achou e compartilhe ele com um amigo que trabalha com o Instagram.
E se você quer facilitar a criação de todos os posts do seu Instagram conheça o Pack Canva 2.0.
Um pacote com mais de 430 artes totalmente editáveis prontas para uso!
O que você vai encontrar no Pack Canva:
- 430 posts prontos para o feed
- 100 paletas de cores
- Stories Animados
- +60 ideias e códigos de elementos secretos para decorar seus posts e muito mais!
- Passo a passo de como salvar apenas 1 imagem no celular
- Passo a passo de como copiar uma arte em outro post no computador
Crie conteúdos em minutos e diga adeus ao bloqueio criativo! Esse Pack vai MUDAR o visual das suas postagens, fazendo você se DESTACAR da concorrência.
Se acaso você tem dúvidas ou sugestões, deixe aqui nos comentários 🙂
Me siga no Instagram: @blogtrinteimudei
Veja mais dicas no Pinterest: Pinterest/trinteimudei
Até breve!
Deixe um comentário