Ser uma empreendedora digital requer muita garra, disciplina e força de vontade para fazer acontecer.
Mas mesmo com tudo isso, quando iniciamos no empreendedorismo digital erros podem acontecer.
Sem dúvida, vemos muito por aí o que devemos fazer (aqui no blog mesmo eu tenho vários artigos assim), mas pouco se fala do que não fazer. É justamente sobre isso que vamos falar neste post.
Eu resolvi listar 5 erros que eu cometi na minha trajetória como empreendedor de marketing digital, para poder te ajudar a trilhar um caminho diferente, sem cometer estes mesmos erros.
Vamos lá?
Erro 1: Ser multiplataforma
O meu primeiro erro foi querer ser multiplataforma desde o começo.
Primeiramente eu criei o blog, mas antes de ele ter bastante conteúdo e estar bem engrenado, com tráfego e tudo mais, eu corri para gravar vídeos para o Youtube.
Ao mesmo tempo tinha um perfil no Instagram, Facebook, Pinterest, Twiter, etc.
Resumindo: Tudo andou devagar.
De fato, havia resultado, porém, poderiam ter sido melhores.
Por exemplo, eu comecei tudo em janeiro de 2019, mas somente no mês de julho eu resolvi tocar uma coisa por vez, foi quando eu realmente foquei no blog, em produzir vários conteúdos por semana e também fui trabalhar no Pinterest do jeito correto.
+ Leia também: Como eu consegui as primeiras 20 mil visitas no blog em 1 mês
Em um mês, focada em apenas uma plataforma eu alcancei muito mais pessoas do que eu tinha alcançado nos 3 meses anteriores trabalhando em diversos locais.
Dessa maneira, a lição com este erro é:
É importante ser multiplataforma? Sim, com toda a certeza, mas você não precisa começar estando presente em todos os lugares de uma vez só.
Assim sendo, erga o primeiro pilar, depois o segundo e, assim por diante.
Se acaso eu tivesse pensado dessa forma a minha vida como empreendedora digital teria sido bem mais tranquila.
Erro 2: O Nicho
Em segundo lugar, um erro que prejudicou um pouco o trabalho como um todo, foi “dar uma patinada” aí entre os meus sub nichos.
Apesar de sempre ter falado de negócios online e empreendedorismo digital, houve um tempo em que eu falava de muitos sub nichos e não tinha o foco exato que eu tenho hoje, em blog, redes sociais e o marketing de conteúdo.
Por este motivo, hoje eu reforço tanto em todos os meus conteúdos a importância desta etapa em qualquer negócio.
Independente se você está começando um projeto em um blog, no Instagram, ou está trazendo seu negócio para o digital nas redes sociais, é importante nichar e sub nichar.
Erro 3: Medo do tráfego pago
Em terceiro lugar, um grande erro foi não aprender sobre tráfego pago.
Parecia que o tráfego pago era um bicho papão que ia levar todo o capital do Trintei Mudei embora, e que o certo era só trafego orgânico, tráfego orgânico, vender apenas no tráfego orgânico.
Mas depois de 1 ano eu resolvi aprender como funcionava essa parte do mundo online, e percebi que não era aquilo que eu pensava.
Descobri que de fato, não é necessário investir rios de dinheiro para ter retorno em vendas, e isso acabou deixando o meu perfil nas redes sociais muito mais leve.
O que aconteceu foi que hoje eu não preciso mais ficar falando todos os dias sobre produtos, seja no instagram, por e-mail, ou até mesmo aqui no blog.
Esta atitude me aproximou muito mais da minha audiência e me permitiu compartilhar muito mais conteúdo.
Além disso, muito mais pessoas chegaram até o meu trabalho.
Sem falar na questão financeira, as vendas e ganhos foram transformados.
Enfim, aprender tráfego pago trouxe apenas vantagens para o meu negócio.
E quando eu digo investir pouco, é realmente pouco, eu mesmo iniciei com R$10,00 por dia.
Vale a pena você aprender 🙂
+ Para ler depois: Como usar o gerenciador de anúncios do facebook
Erro 4: Querer economizar
O meu quarto erro, certamente é um pouco parecido com o anterior, porque tem relação com investimentos.
No comecinho, eu não quis investir em um tema profissional para o meu blog, eu não investi em uma boa ferramenta de e-mails, o lema era economizar.
E mesmo com o negócio no ar, rendendo, eu sempre pensava duas, três, dez vezes antes de investir.
Eu sempre pensava, tem a opção gratuita? É nela que eu vou, isso por certo me dava mais trabalho, e com o tempo se tornou insustentável.
Apesar de sempre investir muito em conhecimento, nas ferramentas eu sempre dava uma “segurada”.
Hoje eu me arrependo, afinal o projeto já se sustentava, já tinha lucros, mas eu queria um lucro total. (Isso não existe)!
Certamente, se você começou hoje e está com o orçamento apertado, você pode e deve explorar e aproveitar o que é gratuito, mas assim que você tiver os primeiros resultados não tenha medo de investir.
Erro 5: Não ter um caixa para a empresa
O meu quinto e último erro, (acho que muitos empreendedores vão se identificar), era não separar o dinheiro da Rafaela do dinheiro do Trintei Mudei.
Em alguns meses todo o meu capital era para o negócio, fosse em cursos, computador, ou outros itens e vários meses o dinheiro era apenas da Rafaela.
Não cometam este erro!
Logo no início, criem uma planilha e separe o que é seu, o que é da empresa, o que é investimento e o que é caixa.
Esta visão clara, decerto vai fazer com que você enxergue os custos e investimentos necessários com muito mais clareza e vai fazer o negócio se estruturar de vez.
Em suma estes foram os cinco principais erros que eu cometi aqui na construção do Trintei Mudei, como projeto e como empresa, eu espero que a minha experiência possa ajudar você de alguma forma.
Antes de ir embora, baixe o nosso guia completo de como criar um negócio online do zero, passo a passo:
Se você tem dúvidas ou sugestões, deixe aqui nos comentários 🙂
Me siga no Instagram: @blogtrinteimudei
Veja mais dicas no Pinterest: Pinterest/trinteimudei
Até breve!
Deixe um comentário