Você sabe o que fazer quando não conseguir criar conteúdo online para seus seguidores?
A minha primeira dica é: Não se assuste! É muito comum que em alguns momentos ocorra um bloqueio criativo e as ideias de conteúdo “sumam”.
No entanto, algumas atitudes podem te ajudar para evitar a falta de criatividade. Neste post separei algumas dicas para te ajudar, neste momento, vamos lá?
O que causa bloqueio criativo?
Antes de tudo, é preciso dizer que ainda não se sabe ao certo o que pode causar um bloqueio criativo.
Pode ser o excesso de informações, atualizações constantes ou mesmo a falta delas.
Eu acredito que a principal causa esteja ligada ao excesso de informações e estímulos.
Contudo, aqui eu quero te passar atitudes que vão te ajudar a evitar este problema, antes mesmo que você chegue à pergunta: o que fazer quando tiver bloqueio criativo?
Mas lembre-se caso o bloqueio ocorra, respire fundo e recorra aos bancos de ideias, aqui no blog mesmo eu tenho posts sugestivos para estas situações incomuns.
Um exemplo é o post abaixo:
+ Para ler depois: 30 Ideias de posts para redes sociais
Agora chega de conversa e vamos as dicas.
1- Com que frequência você se atualiza?
É muito importante que, você procure conteúdo para se atualizar! Fique por dentro das novidades, siga pessoas que te inspiram (sem exageros).
Dessa maneira, você vai conseguir melhorar sua produção de conteúdo, sempre pensando em oferecer materiais que agregam valor para seu cliente.
Quando você só se atualiza por meio das mídias digitais, acaba ficando muito limitado em sua atuação.
Justamente devido ao fato de que, é muito comum que os conteúdos sejam copiados uns dos outros. Portanto, vale a pena ler livros em sua área, assistir filmes, enfim, variar o conteúdo.
Atividades diferenciadas estimulam a criatividade e apresentam inspirações de onde você menos imagina.
2- Organize seu conteúdo
Sem dúvida, é muito mais difícil ser criativo e definir como criar bons conteúdos sob pressão. O ideal é que você busque uma organização capaz de te auxiliar a ter conteúdo dentro de um período estimado.
Se você posta conteúdo 3 vezes por semana, não pode deixar para produzir no último minuto.
É interessante organizar com antecedência de, no mínimo, uma semana, qual será o conteúdo postado. Dessa forma, você não corre o risco de ficar sem conteúdo e passar por apertos deixando a audiência “na mão”.
A minha dica aqui é simples: Crie um banco de ideias.
Deixe um bloco de notas no celular, ou mesmo uma conversa no whatsapp (de você com você mesmo rs) para anotar toda e qualquer ideia que venha em sua mente em momentos que não sejam de trabalho.
Estas anotações são valiosas e podem te salvar nos momentos de criação de conteúdo para redes sociais, por exemplo.
3- Fazer um planejamento irá ajudar
Totalmente ligado ao ponto anterior, temos o planejamento de conteúdo.
Você pode usar uma ferramenta como o Trello, com o objetivo de fazer um planejamento bastante completo sobre o que produzir ao longo do mês.
Inclusive, vale a pena manter uma parte de seu Trello dedicada somente a inspirações e materiais que você ainda não tem certeza se irá produzir.
Ao anotar essas suas ideias sobre o que produzir futuramente, você vai perceber que pode aproveitar muitas inspirações que teve o passado, mas que não eram viáveis por algum motivo.
Quando você tem um registro de suas ideias, é possível trabalhar nelas ao longo dos anos. De modo que, seu conteúdo seja sempre original e relevante, conforme for adaptado para atender a sua criatividade.
A ferramenta trello é apenas uma sugestão. Você pode usar qualquer uma de sua preferência, ou até mesmo uma planilha no Excel.
O importante é ter um planejamento prévio.
+ Você pode gostar: SEO o que é, e como utilizar na entrega do seu conteúdo
4- Abra a tela e produza
Seja qual for o tipo de conteúdo que você produz, é importante que você abra a sua tela e se dedique a começar a produção.
Enquanto você estiver se concentrando em seu próprio tédio ou na sensação de que não tem nada de bom para falar naquele dia, terá dificuldade de realmente produzir algo.
O ideal é que você comece algo e dê uma analisada. Dessa forma, você consegue produzir um conteúdo que poderá ser aproveitado.
Evitando que você deixe de produzir em todos os dias que se sentir menos criativo ou, meramente não ficar satisfeito com sua última criação.
Em suma o segredo neste ponto é produzir sempre, mesmo que ache o conteúdo ruim.
5- Tire férias quando for necessário
Com toda a certeza, é importante que você possa ter um momento de folga, justamente para se conectar com outras coisas e dar um tempo para estimular sua criatividade.
O cansaço mental costuma ser subestimado, fazendo com que as pessoas sempre sintam que podem tentar um pouco mais.
No entanto, esses esforços contínuos acabam sobrecarregando e dificultando que a criatividade aflore.
Portanto, vale a pena planejar férias e até mesmo transformar algumas partes dessas férias em conteúdo. Mas o ideal, é que você descanse ao máximo.
Neste ponto entra a importância do planejamento e organização citados nos pontos anteriores.
Este planejamento permite aproveitar sem ter qualquer tipo de prejuízo em relação aos seus ganhos ou perda de audiência.
Em resumo estas são as dicas para criar conteúdo, mesmo quando se sentir sem inspiração.
Note que entender como criar conteúdo relevante vai muito além de simplesmente ter ideias todos os dias, tem relação direta com a organização e trabalho da mente dia a dia.
Espero que este post tenha te ajudado e que a sua rotina ao produzir conteúdo seja mais leve.
Se você tem dúvidas ou sugestões, deixe aqui nos comentários 🙂
Me siga no Instagram: @blogtrinteimudei
Veja mais dicas no Pinterest: Pinterest/trinteimudei
Até breve!
Deixe um comentário