Como começar no marketing digital? Você tem esta dúvida? Sabe exatamente o que é marketing digital, e como trabalhar com ele? Saiba que são dúvidas muito comuns entre quem deseja ganhar dinheiro na internet.
Ao pesquisar sobre o assunto o volume de informações é grande e até mesmo contraditório em alguns pontos, por isso este post foi escrito.
Aqui eu quero compartilhar com você como começar a trabalhar com marketing digital de um jeito prático e correto. Vamos lá?
O que é, e como começar no marketing digital?
Marketing digital é o processo de atração de clientes e vendas em meio online.
Ou seja, são ações de empresas ou pequenos empreendedores para aumentar seus lucros e seu reconhecimento através das mídias digitais.
Contudo, uma outra vertente que vem ganhando muita força nos últimos tempos é o marketing de afiliados.
Os afiliados são pessoas que trabalham divulgando produtos de terceiros, (cursos, livros ou produtos físicos) em meio online e ganham comissões por estas vendas.
No post sobre como começar no marketing de afiliados, eu cito as principais plataformas, como elas funcionam e como você pode se cadastrar gratuitamente nelas.
Se acaso você não as conhece, acesse este post após esta leitura 🙂
É este caminho do marketing que vamos explorar à partir de agora, você vai entender como começar no marketing digital, sendo um afiliado, do jeito certo!
Fique atento as dicas de marketing digital para iniciantes, anote e coloque em prática para alcançar os resultados dos seus sonhos.
Mas antes de te informar exatamente como começar no marketing de afiliados, eu vou te apresentar o que você não deve fazer.
Como começar no marketing digital: O que NÃO fazer!
Com toda a certeza estas atitudes não devem ser realizadas apenas por quem está começando, mas sim, por todas as pessoas que trabalham com marketing de afiliados.
1° Excesso de produtos
Em primeiro lugar, um grande erro cometido pela maioria dos iniciantes no marketing digital, é se afiliar a muitos produtos, achando que a variedade de afiliações, vai fazer com que ocorram mais vendas.
Porém, não é bem assim que as coisas funcionam. No início, você certamente terá pouca audiência, portanto o melhor caminho é escolher um, no máximo dois produtos para promover.
Isso faz com que você aplique melhor as estratégias e passe mais confiança ao seu público, afinal você estará ofertando pouco, e não parecendo um “vendedor online”.
2° Nicho de mercado
Da mesma forma que o excesso de produtos atrapalha a desenvoltura no marketing, atuar em mais de um nicho, ou não ter um nicho definido também é prejudicial.
Você não irá colher resultados, se tentar falar de ganhar dinheiro e emagrecimento no mesmo canal.
Escolher diversos nichos, apenas atrapalha quem está iniciando.
3° Mensagens com links
Com toda a certeza enviar mensagens com links de afiliado, é algo que deve ser banido da mente de qualquer iniciante.
Esta atitude é o famoso spam, e se você agir desta forma em qualquer rede social, certamente perderá a conta em pouco tempo.
Links devem ser encaminhados apenas se a pessoa interessada solicitar, ok?
4° Vender em grupos
De fato, pode até ser que vender em grupos do facebook tenha funcionado em alguma época, porém, hoje é uma atitude ultrapassada e que reflete em pouquíssimos ou nenhum resultado.
Os grupos do facebook, são uma fonte valiosíssima para alcançar o público-alvo, porém a última coisa que você deve fazer em um grupo é criar posts de vendas.
O resultado é praticamente nulo, e você ainda pode ser banido da comunidade.
5° Redes sociais apenas para vendas
Certamente, o que mais vemos por aí, são perfis nas redes sociais exclusivos para vendas.
Posts cheios de ofertas “atrativas”, seguidos de muitas chamadas de “compre aqui”, “link na bio”, etc…
Perfis assim são pouco ou quase nada rentáveis e tem o engajamento do seu público praticamente nulo.
Agora que você já sabe o que NÃO FAZER ao começar no marketing digital, é hora de aprender sobre o melhor caminho.
Como começar no marketing digital do zero ?
Passo 1: Escolha do nicho
Em primeiro lugar, você deve escolher um nicho de mercado para atuar. Com toda a certeza este é o passo mais importante, pois, é a partir dele que todos os outros passos irão se basear.
Escolha um nicho de mercado rentável e que você tenha afinidade para falar, isso faz com que você não se canse de falar sobre o assunto diariamente, e ainda tenha lucros com algo que gosta.
Imagina que difícil você atuar no nicho fitness, por julgar ser rentável, se na verdade você gosta mesmo é de pizza todos os dias?
Passo 2: Escolha dos produtos
Em segundo lugar, após escolher o nicho de atuação você deve escolher produtos para se afiliar.
Neste momento, com toda a certeza o ideal é não ter pressa!
Busque com calma e analise todos os produtos que você encontrar sobre o seu nicho. Faça um equilíbrio entre preço final para o consumidor, comissão a ser paga, aceitação e busca pelo item no mercado.
A escolha de um bom produto determina o sucesso das vendas.
Passo 3: Plataforma para distribuir conteúdo
Por certo, a melhor forma de começar no marketing digital e ter bons resultados é compartilhando conteúdo.
Neste caso, você pode escolher uma plataforma para entregar conteúdo, assim sendo você pode escolher entre:
- Criar um blog
- Minisite
- Canal no Youtube
- Redes Sociais
Por certo, o importante é ter uma forma de atrair e se comunicar com o seu público-alvo, para apenas depois pensar em vender.
Sem dúvida, se você estiver ativo em pelo menos duas destas plataformas, o seu alcance será maior e por consequência os seus resultados financeiros também.
Passo 4: Redes sociais
As redes sociais devem funcionar como um ativo de comunicação e aproximação do público-alvo.
Ou seja, elas não são um canal de vendas direta.
Decerto, é importante entender que as redes sociais irão funcionar principalmente como uma chamada para o seu conteúdo mais denso, ou seja, o que você compartilha no seu blog, ou no seu canal.
Outro fator a ser considerado, é que nelas você deve entregar “pílulas” de conteúdo, ou seja, conteúdos mais básicos, e mais práticos.
Passo 5: Alcançar tráfego
Sem dúvida, você pode criar e compartilhar o melhor conteúdo do mundo, se as pessoas não tiverem acesso a ele tudo será em vão.
Dessa maneira, você deve se preocupar e MUITO com as fontes de tráfego para o seu conteúdo, afinal é este conteúdo que vai levar aos seus links de afiliado.
Neste ponto, certamente você tem duas escolhas: O tráfego orgânico e o tráfego pago.
O tráfego pago ocorre pelas plataformas Google ads e Facebook ads.
Como o próprio nome já diz, consiste basicamente em você pagar para receber tráfego no seu trabalho. Ao pagar por anúncios, você alcança um número muito maior de pessoas e, por consequência, tem lucros muito mais rápidos.
De fato, outro fator importante e extremamente vantajoso do tráfego pago, é que você não precisa levar as pessoas necessariamente para o seu conteúdo, você pode criar ofertas diretamente para os seus links de afiliado e realizar vendas rapidamente.
Para trabalhar exclusivamente com o tráfego orgânico, ou seja, sem investimentos, a melhor plataforma atualmente é o Pinterest.
Trabalhando na plataforma corretamente, decerto, você consegue atingir o público-alvo de um jeito prático e rápido.
Usar o Pinterest, com toda a certeza, foi uma das melhores estratégias de crescimento que eu utilizei para o meu Blog até hoje, com ele eu sai de 100, 200 visitas mensais e hoje recebo mais de 1000 visitantes todos os dias aqui no blog.
+ Confira: Como utilizar o Pinterest – O guia completo
Resumo:
Entender o que é preciso para trabalhar no marketing digital do jeito certo, consiste basicamente em ter uma estratégia de alcance e planejamento de conteúdo, baseada em:
- Plataforma de trabalho
- Forma de divulgação
- Redes sociais para se conectar
Sem dúvida, se você trabalhar com estes três pilares de forma correta, vai alcançar bons resultados.
Espero que este post tenha te ajudado a entender um pouco sobre como começar no marketing digital, e evitar alguns erros que podem atrasar os seus resultados.
Aproveite os cursos gratuitos disponíveis ao longo do post, eles vão te ajudar a ter resultados mais rápido!
Se acaso você tem dúvidas ou sugestões, deixe aqui nos comentários 🙂
Me siga no Instagram: @blogtrinteimudei
Até breve!
Deixe um comentário