Entender como vender nas redes sociais atualmente é algo indispensável para qualquer negócio.
Além disso, vender pelas redes sociais é uma ótima estratégia para quem está começando e não quer investir em um site de vendas.
Certamente é possível vender qualquer coisa através destas plataformas. Eu comecei assim, trabalhando apenas com o Instagram e realizei muitas vendas.
Se você está chegando por aqui agora, saiba que antes de trabalhar com o blog, eu criei uma lojinha no Instagram para vender bijuterias a @morangovermelhoacessorios.
(O perfil atualmente está desativado, e é apenas uma boa recordação do meu inicio na internet. )
Mas, a lojinha e a sua história completa é assunto para outro post. Neste aqui, nós vamos entender de fato como vender nas redes sociais.
Como divulgar um produto nas redes sociais?
Em primeiro lugar, é preciso lembrar que existem diversas redes sociais, e com esta grande oferta, sempre vem a questão: qual rede social vende mais?
É importante saber que não existe resposta certa para esta pergunta, pois, a resposta vai variar de acordo com o seu nicho de mercado e público-alvo.
Existem certos públicos que utilizam apenas o Facebook, outros o Instagram, outros apenas o Twiter e, assim por diante.
Contudo devemos concordar que entre todas estas opções, a que ganha um certo destaque é o Instagram.
Assim sendo, muitas pessoas resolvem iniciar as suas vendas e lojinhas na plataforma.
O ponto positivo de trabalhar no Insta, é que à partir dele, você consegue compartilhar seu conteúdo também no Facebook e Twiter.
Iniciar um Instagram comercial do zero não é nada fácil. Lá no fundo bate o pensamento de “quem sou eu no meio da multidão”.
Mil perfis comerciais já tem seus mil, dez mil, vinte mil, trezentos mil seguidores, e você com 0.
Então, a nossa primeira regra é: Não se deixe vencer por este pensamento negativo!
Primeiramente você deve pensar que todo mundo começou do zero, nenhum dos atuais perfis famosos foi do zero a um milhão de seguidores de um dia para o outro.
Todos eles tiveram o dia do 0 o dia dos 10, dos 20 seguidores até alcançar o sucesso.
Além disso, quantidade não significa qualidade. Sem dúvida, vale muito mais a pena ter um perfil com 100 seguidores engajados com seu trabalho, do que cem mil, que estão lá apenas fazendo volume.
Dessa maneira foque no engajamento, conquiste seus seguidores um a um, aprenda a se comunicar de forma correta que e o resultado certamente vai acontecer.
+ Leia Também: 12 Dicas para vender no Instagram TODOS OS DIAS
Mas como fazer isso? Como eu fiz?
De fato hoje temos diversos aplicativos que nos ajudam a organizar o Instagram, mas mesmo assim, para conseguir crescer você deve seguir quatro pontos básicos, que são exatamente nossos 4 passos infalíveis para vender mais pela internet através das redes sociais:
- Conteúdo
- Qualidade
- Frequência
- Comunicação Eficiente
Vamos falar mais sobre estes pontos a seguir.
1- Conteúdo
Em primeiro lugar temos o conteúdo, que sem dúvida, é o primeiro e, mais importante item de uma rede social profissional.
Neste ponto é importante entender que entregar conteúdo em uma rede social não é apenas postar as fotos dos seus itens para vender, ou mesmo fotos aleatórias apenas para preencher o feed.
Dessa maneira, é importante estar atento as necessidades do seu público-alvo e, sempre produzir um conteúdo relevante para ele.
Por exemplo, o seu nicho pode ser culinária, então, em cada foto compartilhada você deve colocar na legenda, breves receitas, dicas para cozinhar melhor, cozinhar mais rápido, sua rotina na cozinha, etc.
Produzir conteúdo interessante é o ponto chave para conquistar o sonhado engajamento e poder ofertar produtos sem ser “a chata que vende coisas”.
2- Qualidade
Em segundo lugar temos a qualidade. A qualidade diz respeito não apenas ao que você posta, mas também, como você posta.
O Instagram é uma ferramenta muito visual, então, não adianta você produzir a legenda mais linda do mundo, se a sua imagem não for atraente.
Da mesma forma, não adianta você compartilhar uma bela imagem sem uma boa legenda.
Os usuários da plataforma não irão ler a sua legenda, muito menos curtir uma imagem que não seja atraente. Com isso, o seu engajamento e crescimento pode ir por água abaixo e as vendas nunca acontecerem.
“Ai, Rafa, mas eu não tenho nenhum estúdio, não tenho iluminação profissional e nenhum equipamento que me ajude a tirar fotos de qualidade dos meus produtos.”
Eu te digo que tem sim!!
Hoje em dia, por mais simples que eu o seu celular seja, ele disponibiliza uma câmera, que se utilizada da forma certa, faz milagres.
Além disso, existem diversas formas de criar um “estúdio” caseiro.
Na época da minha lojinha, eu mesmo fiz o meu, gastando menos de R$20,00.
Você pode ver o passo a passo clicando aqui, neste post onde eu contei todos os detalhes.
Além das imagens dos seus produtos você pode também criar artes gráficas no Canva, uma ferramenta de design gratuita, bastante intuitiva e muito profissional.
Para quem não tem habilidades ou é pouco criativo para fazer designs profissionais, eu indico conhecer o ComboCanva.
Um pacote com mais de 170 artes profissionais, entre posts e stories que acompanha um guia de produção com 365 ideias de posts e bônus incríveis! Clique aqui para conhecer!
Se você deseja economizar tempo e transformar o seu Instagram em uma conta atraente e profissional, este é o caminho!
+ Saiba mais: Confira os detalhes do ComboCanva e a oferta especial para leitores do blog
3- Frequência
Neste ponto, não há mistério. Como a própria palavra já diz você deve postar frequentemente. Ser constante!
Por mais que eventualmente um post passe sem nenhuma curtida, nenhum comentário ou nenhum engajamento, você deve ser frequente e estar presente na plataforma.
Você define, uma, duas vezes ao dia, três vezes na semana…
Você deve deixar o seu público ciente dos seus passos e o que esperar de você. Com uma frequência estabelecida, o seu Instagram decerto vai apresentar resultados.
Além de ser frequente você deve ficar atento a todas as movimentações na sua conta, ou seja, sempre responda aos comentários, curta os posts dos seus seguidores, siga pessoas, comente nas fotos delas. Seja ativo na plataforma!
Desta forma além de estar presente postando, você terá um perfil participativo e sempre será lembrado pelas pessoas.
Além disso, você vai mostrar ao algoritmo que é um perfil interessante e ativo.
Entenda que você não precisa comentar e curtir todas as fotos de todas as pessoas, porém, é importante reservar um tempo para trabalhar na plataforma com estas ações.
Por exemplo:
Siga algumas #hashtags do seu nicho, dessa maneira você pode engajar com o que esta em alta e é tendência.
+ Leia Também: Como criar um feed mosaico no Instagram sem photoshop
4- Comunicação eficiente
Por último, mas não menos importante temos a comunicação.
Sem dúvida, uma comunicação eficiente vai além de uma legenda bonita, ou uma chamada para venda.
Entender um pouco sobre persuasão e aplicar técnicas deste tipo de comunicação sem dúvida, faz a diferença entre o engajamento e a compra.
Dessa forma, lembre-se de que todos os passos acima, constroem um perfil engajado que cresce facilmente, porém, curtidas e comentários não geram receita.
Em resumo:
Para fazer fazer divulgação nas redes sociais, é importante estar atento ao seu trabalho quanto a qualidade, conteúdo, frequência e comunicação.
Seguindo estes pontos, sem dúvida o sucesso vai chegar!
Foi por este caminho que a minha lojinha passou de 0 seguidores a 4 mil, em aproximadamente 5 meses.
Sem dúvida, ainda estamos falando de um perfil pequeno, porém, eram 4 mil perfis que engajaram e realizaram compras na lojinha na época em que estava aberta.
Espero que você tenha gostado destas dicas e claro as coloque em prática.
Espero que este conteúdo tenha te ajudado de alguma forma!
Me siga no Instagram: @blogtrinteimudei
Veja mais dicas no Pinterest: Pinterest/trinteimudei
Até breve…
Me Siga no Instagram: @blogtrinteimudei
Veja mais dicas no Pinterest: pinterest/trinteimudei
Até breve!
Deixe um comentário