Vender pelo Instagram, tem sido uma prática muito comum para diversos empreendedores.
Independente do produto comercializado, o Instagram sem dúvida, é um excelente local para alcançar clientes e fechar negócios, mas você sabe como vender no Instagram?
Confira neste post dicas práticas para aumentar os seus lucros e trabalhar corretamente o marketing digital da sua empresa nesta rede social tão importante.
Quando eu comecei a trabalhar com Internet no ano de 2018, eu nem sequer tinha uma conta no Instagram, porém, pouco tempo depois a minha lojinha online de bijuterias, @morangovermelhoacessorios, contava com quase 5 mil seguidores e, e eu conseguia vender pelo Instagram regularmente.
Atualmente o perfil existe apenas para eu me lembrar de como comecei, mas está abandonado. Com toda a certeza, o número de seguidores já deve ter diminuído.
Enfim, com a experiência de vender bijuterias na plataforma, alguns cursos e, depois de bastante tempo trabalhando com marketing digital, hoje eu posso compartilhar com você algumas dicas para ajudar a aumentar os seus lucros ao realizar vendas pelo Instagram. Confira:
Vender pelo Instagram – 1- Identidade visual
Em primeiro lugar, o que eu julgo ser mais importante em qualquer perfil comercial no Instagram, é uma identidade visual definida.
Dessa maneira, eu te aconselho a ter uma paleta de cores específicas e sempre criar posts que contenham estas cores.
Com esta atitude, sem dúvida, os seus posts irão ficar mais harmônicos, e quem visitar o seu perfil comercial vai se sentir praticamente em uma loja online.
+ Confira: Identidade Visual – Como definir uma paleta de cores passo a passo, com ferramentas gratuitas
Vender pelo Instagram – 2- Designs
Certamente, lado a lado com a identidade visual, caminham os designs dos seus posts. E se tem uma coisa que eu aprendi no curso Canva para Negócios, é que sim, em meio online o visual importa e muito!
Se acaso você não é muito boa em criar artes profissionais utilizando o photoshop, você pode contar com ferramentas de design como o Canva, por exemplo, que é a que eu utilizo para criar todos os meus designs.
O Canva é uma ferramenta extremamente intuitiva, onde você vai encontrar inúmeros modelos de posts já prontos, podendo alterar cores, conteúdos, imagens principais, enfim, criar lindas artes, com o seu estilo e, sem dúvida, o melhor de tudo isso: é grátis.
Vender pelo Instagram – 3- Feed
Em terceiro lugar, para fechar o tópico visual, temos a construção do feed.
Um feed bonito e atrativo vai combinar designs bem elaborados, com cores que conversam entre si e representam o seu produto/serviço.
Outro ponto importante a ser considerado para quem deseja vender pelo Instagram é considerar a sequência de posts no feed, para que eles não apenas componham um feed bonito em si, como também, um feed que tenha conexão entre os posts.
Dessa maneira, é importante planejar a sequência de conteúdo para que eles não apresentem apenas ofertas, ou apenas conteúdo e sim, uma sequência de posts atrativos que engajam os seguidores e convertem em vendas.
+ Leia também: Como planejar o feed do Instagram em 7 passos
Vender pelo Instagram – 4- Frequência
Com toda a certeza, a frase “Quem não é visto, não é lembrado” não existe em vão.
Se acaso você não manter uma boa frequência de posts no seu instagram, o seu conteúdo vai ficar esquecido.
Há quem diga que o Instagram entrega os posts para apenas 10% dos seguidores, então quanto mais posts, mais você será visto.
Na época que eu trabalhava com vendas de bijuterias, o meu perfil recebia 6 posts diários, o meu intuito era alcançar todos os meus seguidores em seus horários de navegação diferenciados.
Só para ilustrar, eu postava nos seguintes horários:
6h – 9h – 12h – 15h – 18h – 21h
Não há nada especial na escolha destes horários, eu apenas quis atingir os usuários em diversos momentos, e deu certo!
Se acaso você não puder, ou não conseguir manter esta rotina de posts, tudo bem!
O importante é postar pelo uma vez no dia no horário mais adequado para a sua audiência.
+ Quer ajuda na produção dos posts? Conheça o Pack Canva Business – São + de 200 artes profissionais e editáveis para o seu negócio
Vender pelo Instagram – 5- Stories
Da mesma forma que ser frequente no feed, é importante, ser frequente nos stories é indispensável.
Por certo, cada vez mais as pessoas passam muito tempo navegando nos stories e vendo o que anda acontecendo em tempo real.
Você pode aproveitar o espaço para compartilhar bastidores, novidades e muitas outras coisas para se aproximar do seu público.
Vender pelo Instagram – 6- Conteúdo
De fato, não adianta seguir todos os passos anteriores se você entregar um conteúdo “inútil”.
Na época que eu vendia as bijuterias, eu postava apenas as fotos dos produtos e preços, e de vez em quando uma dica.
Com toda a certeza, o perfil era exatamente uma loja online.
HOJE, sem dúvida eu acredito que apenas isso NÃO FUNCIONA mais.
O que funciona é uma entrega de conteúdo com dicas, ideias, inspirações que envolvam o seu produto/serviço e ofertas.
De fato, ninguém entra no Instagram com intenção de compra, e sim com a intenção de se entreter. As vendas acontecem diariamente devido as formas diferenciadas de apresentar os produtos.
Vender pelo Instagram – 7- Imagens
Para quem vende peças físicas, como roupas ou acessórios certamente, é importante tirar boas fotografias.
Com uma boa imagem, você sem dúvida vai chamar mais a atenção dos seus seguidores e despertar o desejo de compra.
Por certo, você não deve desanimar acreditando que você somente irá conseguir ter boas fotos se tiver um celular de última geração ou uma boa câmera fotográfica.
Existem diversos truques para qualificar fotos que você pode colocar em prática e deixar o seu feed incrível com fotos de um celular simples.
Eu mesmo fiz um estúdio fotográfico com itens simples de papelaria, que deram um excelente resultado.
Apresentei o passo a passo no post abaixo:
+ Confira: Como criar um estúdio fotográfico caseiro com menos de R$10,00
Vender pelo Instagram – 8- Paciência
Por último, temos a paciência!
Sim, com toda a certeza, não adianta criar um perfil comercial hoje, e querer vender amanhã, ou achar que vai ser possível vender para todos os seguidores, ou todos que questionam sobre os produtos.
Vender pelo instagram, decerto é como abrir uma loja, várias pessoas entram, várias circulam entre as “oportunidades”, olham, questionam e apenas alguns efetuam compras.
Dessa forma, lembre-se de atender a todos os usuários que te chamarem e ser o mais prestativo possível.
Certamente, este sim, será o seu grande diferencial, e vai garantir vendas 🙂
Em suma, estas são as 8 dicas para vender pelo Instagram, na verdade é um conjunto de estratégias de trabalho, que se implementadas simultaneamente, decerto, irão garantir muitas vendas.
Comente aqui se você vende pelo Instagram, ou se acaso você utiliza alguns dos elementos citados neste post.
E se você deseja aprender a utilizar o Instagram de forma profissional para divulgar o seu negócio, mas fica perdido conheça o curso Renata Massa – Instagram para Negócios. Eu conto detalhes sobre ele e apresento resultados no post abaixo.
+ Saiba mais: Curso Instagram para negócios – Meus resultados
Espero que você tenha aproveitado este conteúdo e também baixado todos os materiais gratuitos disponíveis aqui 🙂
Antes de ir embora, assista a masterclass gratuita de como gerar autoridade em um perfil, independente do seu nicho de atuação:
Se você tem dúvidas ou sugestões, deixe aqui nos comentários 🙂
Me siga no Instagram: @blogtrinteimudei
Até breve!
Deixe um comentário