Funil de vendas – Você já ouviu falar sobre funil de vendas, funil de marketing ou funil de conversão?
Trata-se de um processo muito interessante e que deve ser criado em todo negócio.
Um funil de vendas tem como objetivo guiar o possível cliente e garantir uma experiência de compra interessante para o consumidor e para a marca.
Se acaso a sua empresa ainda não trabalha com funil de vendas, fique tranquilo, eu vou explicar neste post detalhadamente o que é um funil de vendas e como você pode usar para ganhar dinheiro na internet, sem aumentar muito os seus esforços.
Vamos lá?
O que é funil de vendas no marketing digital?
Em primeiro lugar, é importante entender que o funil de vendas é uma estratégia de vendas relacionada a jornada de seu cliente, desde o primeiro contato com a empresa até a finalização da compra.
Algumas pessoas podem chamar de funil de conversão ou funil de marketing digital, contudo são basicamente a mesma coisa.
Só para ilustrar, imagine um funil de vendas como um caminho feito pelo cliente, desde aquele primeiro contato com a empresa, quando ele descobre os produtos ou os serviços, até a compra.
Isto é um funil de vendas.
+ Leia depois: Como funciona o marketing digital
Etapas do funil de vendas
Um bom funil de vendas é dividido em etapas, são elas:
- Topo do funil – aprendizado e descoberta;
- Meio do funil – reconhecimento do problema e consideração de uma possível solução;
- Fundo do funil – momento de decidir a compra.
Cada etapa do funil corresponde a um momento da compra. No topo, é interessante fornecer ao visitante de sua página, perfil, blog, ou site materiais que ajudem a diagnosticar e compreender o problema que esse cliente tem, e muitas vezes nem percebeu.
Dessa forma, se houver qualquer dúvida sobre um assunto de sua área, o cliente vai naturalmente procurar a sua empresa.
No marketing digital, este material é popularmente conhecido como “isca digital”.
Você entrega parte de uma solução, ou mesmo o caminho para solucionar um possível problema e em troca inicia o processo de contato com o seu potencial cliente.
Após o cliente reconhecer que existe um problema, ele de fato passou do topo do funil para o meio. Nessa etapa, geralmente o visitante já interage com seu conteúdo e já ofereceu dados para contato.
Como essa pessoa ainda não sabe o que fazer para solucionar o problema por completo, é hora de apresentar alternativas sinceras.
De modo que, o visitante possa confiar em sua marca e entender que determinado produto ou serviço irá de fato solucionar o seu problema.
Esta etapa do meio do funil, tende a ser a mais longa.
Afinal, você trabalhará a confiança no seu lead (futuro cliente).
Nesta etapa, independente do seu negócio é importante trabalhar o relacionamento através da entrega de conteúdo.
Assim sendo, encaminhe e-mails informativos e esteja presente nas redes sociais.
Os seus conteúdos podem conter:
- Apresentação de resultados de outros clientes
- Depoimentos de clientes
- Informações relevantes
É importante lembrar que todo conteúdo deve ter a função de quebrar objeções e direcionar o seu lead para o momento da compra.
A última etapa é justamente um contato de venda, afinal, o usuário já sabe que tem um problema e que sua empresa é confiável.
Dessa forma, você deve fazer um convite de forma direta para que ele compre o seu produto/serviço.
Toda empresa deve investir no funil de vendas?
Sim! O funil de vendas é uma etapa muito importante do inbound marketing. Justamente por conduzir o visitante que nunca acessou sua página em várias etapas até que ele concretize a compra.
Guiar o cliente até a finalização de uma compra, sem dúvida, é um aspecto importante na construção de seu relacionamento com o consumidor.
De forma que, as pessoas reconheçam a sua marca como uma empresa séria, que tem credibilidade e que se preocupa com cada cliente.
O que é fundamental para ter bons resultados ao longo prazo, garantindo o máximo de conversões entre visitas no site e compras efetuadas.
Portanto, é uma estratégia que pode fazer parte da rotina de empresas de todos os portes. Além disso, o funil de vendas é relativamente fácil de aplicar.
Seguindo as informações deste post e realizando alguns testes, com toda a certeza você mesmo pode aplicar esta estratégia no seu negócio.
Para montar um funil de vendas, é importante ter um blog com postagens regulares, site ou uma rede social ativa.
De modo que, as pessoas possam conhecer o propósito de sua marca, acessarem a página e começarem o topo do funil por ela.
É preciso selecionar temas que estejam de acordo com a sua marca e público-alvo, para que o funil de vendas efetivamente comece a ser construído com qualidade.
Dessa forma, que tal começar hoje?
E se você está em busca da primeira venda, aproveite o curso gratuito:
Se você tem dúvidas ou sugestões, deixe aqui nos comentários 🙂
Me siga no Instagram: @blogtrinteimudei
Até breve!
Deixe um comentário